Wix ou WordPress – Qual é a melhor plataforma para o meu site?

Wix ou WordPress – Qual é a melhor plataforma para o meu site? 1

Ter um site é algo mais comum do que poderia se imaginar alguns anos atrás. A internet proporciona facilidades na criação de um website. Qualquer um pode acessar uma plataforma, escolher um template e montar uma página. Não se faz necessário entender de programação, conhecer códigos, fontes ou ter conhecimento técnico. Com alguns cliques e um pouco de criatividade colocamos uma página no ar na rede mundial de computadores.

Essas plataformas que nos permitem criar um site são chamadas de CMS, sigla para Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdo). Através delas que fazemos as escolhas de design da página e criamos o conteúdo.

As duas principais plataformas no mercado brasileiro são WordPress e Wix. Ambas possuem similaridades, diferenças, vantagens e desvantagens. Se você quer construir o seu site e não sabe qual escolher, nesse post vamos falar todos os detalhes sobre as plataformas para tornar o processo de escolha menos complicado. Confira a seguir!

Sobre o Wix

A Wix.com é uma plataforma CMS que permite a criação e edição de sites. Através dela é possível usar códigos de HTML5 para criar páginas otimizadas e responsivas, ou seja, que funcionam em todos os dispositivos — de computadores a smartphones e tablet.

Essa plataforma foi criada em 2006 em Tel Aviv, Israel, e hoje possui sede oficial em Nova York, Estados Unidos. A própria empresa divulga dados que mostram que há mais de 100 milhões de usuários ativos utilizando seus recursos.

Seu sistema operacional é bastante intuitivo e permite a criação de páginas desde mais simples até outras mais elaboradas. São disponibilizados templates prontos para quem assim deseja usar, bem como também é possível iniciar do zero e construir cada detalhe através de códigos de programação.

As principais características são:

  • Possui planos gratuitos. Ainda que ofereçam menos recursos que os pagos, conseguem atender às necessidades;
  • Dispõe de várias opções de complementos que ajudam a melhorar a funcionalidade do site;
  • É fácil de usar. Possui um visual intuitivo que permite aos usuários aprender as funções conforme vão utilizando a plataforma;
  • Possui interface “arrasta e solta”, o que permite a criação em poucos minutos de um website completo.

Sobre o WordPress

WordPress foi lançado em 2003 e é um software de CMS livre para edição e criação de páginas na internet. Através de linguagem de códigos PHP e HTML, os usuários podem trabalhar na criação de templates únicos por meio de linguagem de programação ou podem instalar layouts já produzidos e editá-los usando widgets, componentes de interface gráfica.

É tão popular que grande parte dos sites criados em todo o mundo são feitos em cima dessa plataforma. Sua popularidade também acontece pelo fato de ter licença de código aberto, permitindo diversos tipos de edição, além de ser bem simples e versátil.

As principais características são:

  • Dispõe de inúmeras opções de recursos e códigos, que vão desde PHP, HTML a CML e CSS;
  • Oferece widgets e plug-ins para complementar a criação da página
  • Existem duas opções: wordpress.com (gratuito) e wordpress.org (onde é preciso pagar domínio e hospedagem);
  • Permite o gerenciamento de várias páginas em uma mesma conta;
  • Suporta múltiplos autores

Vantagens e desvantagens

A respeito de Wix e WordPress, conhecendo suas características e recursos, é possível criar um quadro comparativo com as vantagens e desvantagens de cada uma das plataformas.

  • Vantagens do Wix: a grande vantagem é poder criar sites com designs bonitos e responsivos sem precisar pagar nada por isso. Diferente de outras plataformas que oferecem planos gratuitos, mas diminuem muitas das funções disponíveis, aqui isso não ocorre. É possível, com uma conta grátis, escolher entre mais de 500 opções de layout. É uma plataforma bastante intuitiva, o que permite que qualquer pessoa, ainda que não tenha conhecimento técnico de linguagem de programação possa criar um site. Além disso, há suporte técnico para ajudar na resolução de eventuais problemas.
  • Desvantagens do Wix: mas nem tudo são flores. Não é possível, por exemplo, ter acesso às estatísticas do site a não ser que você tenha uma conta paga, o que possibilitaria integração com o Google Analytics. Apesar das inúmeras opções de layout, uma vez escolhido, caso queira mudar, o conteúdo carregado anteriormente se perde. Isso faz com que você tenha que escolher de forma decidida o layout, não permitindo mudanças de maneira tão simples. O pacote gratuito traz publicidade da própria empresa, não permitindo ser retirada (somente no plano pago).
  • Vantagens do WordPress: o WordPress oferece ainda mais opções de layout, plug-ins e outras formas de customização da página. É possível fazer o site da forma que você quiser, sem grandes dificuldades em caso de eventuais mudanças. Sobre os plug-ins, eles oferecem recursos que vão desde adaptações ao SEO, contador de visitas, integração e compartilhamento com redes sociais e outras funções. Isso é muito útil para tornar o site cada vez mais atualizado. Além disso, é uma das plataformas mais seguras da internet.
  • Desvantagens do WordPress: para utilizar o melhor do WordPress (a versão .org) é preciso baixar o arquivo e fazer a instalação. Isso pode não ser um processo tão simples para quem não tem conhecimento técnico. Após a instalação fica mais fácil usar os recursos. Se você dispor de menos recursos financeiros, o Wordperss apresenta o ponto negativo de ter que pagar por hospedagem, diferente do Wix que tem planos gratuitos. A versão WordPress.com é útil, mas comparada ao .org é bastante inferior.

E aí, o que escolher?

De forma geral, o Wordpress é muito mais completo, oferece recursos e atualizações constantes, possibilidades gigantescas para quem entende um pouco mais de programação e ao mesmo tempo em que exige certo conhecimento técnico, pode ser usado de forma mais simples por quem não é tão conhecedor de códigos CMS e HTML.

Já o Wix é uma plataforma que também oferece muitas possibilidades, mas não deixa de ser mais simples e intuitiva. Sites iniciantes costumam optar por essa plataforma pela gratuidade e pelo fato de ter menos dificuldades para arrumar a página.

Sabendo que as duas plataformas possuem características distintas, vantagens e desvantagens, cabe a você analisar qual delas se encaixa melhor para atender suas necessidades.Qual plataforma você usa em seu site? Deixe a resposta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *