Otimização SEO para pequenas empresas

Otimização SEO para pequenas empresas 1

Nesse mundo digital tão competitivo, onde as empresas de grande porte investem pesado, as pequenas empresas que em sua maioria apresentam um baixo fluxo de caixa para investir acabam entrando em desvantagem financeira.

Aí é que entra o SEO é uma boa opção de mostrar sua marca e seus produtos, sem ser preciso grandes investimentos como citado anteriormente. Portanto a utilização do SEO é primordial para desenvolver a presença online da empresa e encontrar possíveis clientes.

Com as estratégias adequadas é possível melhorar o ranqueamento de seu site, fazendo com que ele apareça nas primeiras páginas dos principais buscadores da internet. Para a criação de sites em Wordpress o SEO é peça de construção fundamental.

Primeiramente vamos saber o que é SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das mais eficientes e mais reconhecidas técnicas de Marketing Digital que tem como função deixar que o seu site, blog ou loja virtual se torne cada vez mais acessível para o seu público-alvo na internet. Essas técnicas, quando bem elaboradas e executadas por profissionais pode ser o diferencial em suas vendas online.

Existem duas modalidades bem distintas de SEO, on-page ou dentro da página. O SEO on-page é qualquer técnica que o profissional execute no interior de seu site para melhorar o posicionamento dele nos meios de pesquisa na internet.

O profissional de criação de sites wordpress vai trabalhar diversos itens do site como as palavras-chave, as URLs, tags, slug, formatação, velocidade de carregamento das páginas, criação de um blog para o site, o que melhora consideravelmente o posicionamento e o design das páginas.

Por sua vez o SEO fora da página ou off-page engloba técnicas utilizadas fora do seu site. Existem estratégias como mídias sociais, link building, artigos entre outros. Vamos conhecer alguns deles mais adiante.

Como iniciar o SEO para pequenas empresas?

Primeiramente, é preciso que o seu site ou loja virtual tenha artigos relevantes para que ele possa ser encontrado pelos buscadores. O conteúdo é muito importante para encontrar possíveis clientes.

Algumas particularidades como a qualidade das imagens dos produtos, uma descrição bem elaborada e detalhada a respeito do que você está vendendo, ter várias formas de pagamento, variedades, promoções entre outros são levadas em consideração.

Dessa forma no momento em que os clientes utilizarem os sites de busca para encontrar as empresas que vendem o que você também comercializa, sua loja virtual pode estar entre os primeiros resultados, aumentando fortemente as possibilidades de venda.

Na criação de sites wordpress todos os detalhes quanto ao SEO devem estar conforme o especificado para que seja mais fácil encontrar possíveis clientes.

Vamos conhecer então algumas técnicas de SEO importantes:

SEO local

Os sites de busca favorecem o conteúdo local, pois agrega valor para quem utiliza. Você leva uma enorme vantagem sobre as grandes empresas se for conhecido do seu público local. O SEO local é formado em sua maior parte por palavras-chave de cauda longa.

A importância desses termos é enorme, pois se a palavra-chave for elaborada de forma correta, ela pode conter além do que você oferece o lugar onde você está. Por exemplo, “Cabeleireiro para crianças em Osasco”.

Isso oferece a sua empresa uma competição menor já que você restringiu a área de atuação em sua palavra-chave de cauda longa, fazendo com que sua empresa suba nas buscas.

Outro ponto positivo é a assertividade de seu site, pois atrai leads bons que podem se tornar vendas em potencial. Tudo isso é essencial para encontrar possíveis clientes.

Mídia Social

Na criação de sites WordPress a mídia social não pode ficar de fora. Ela é a forma ideal e eficiente de compartilhar o conteúdo criado para atrair os possíveis clientes, direcionando o tráfego para sua loja virtual.

O indicado é utilizar pelo menos duas redes sociais e estar ativo em ambas, postando conteúdo relevante e interagindo com os seguidores, com certa freqüência para que atraia público.

Existem diversos plugins para WordPress que facilitam esse trabalho, pois automatiza essa tarefa, ao postar algum conteúdo em seu site, essa ferramenta compartilhará automaticamente em suas redes sociais.

Link Building

Uma das estratégias mais importantes para um bom posicionamento de seu site é ter links de outros sites direcionados para o seu. Isso mostra para os motores de busca que seu site contém conteúdo relevante sobre determinado assunto e o fato de ter outro site usando o seu como referência, eleva seu ranqueamento.

O importante para os motores de busca não é o tamanho da sua empresa, mas sim a autoridade que você tem sobre um nicho de mercado. Portanto não é interessante adquirir qualquer link, mas de sites conceituados e mais antigos.

O link possui mais valor se for contextual, portanto busque linkar palavras-chave que tenha haver com todo seu conteúdo. A maneira mais efetiva de conseguir links de qualidade é através de guest posts. Você também pode conseguir outros links a partir do envio de conteúdo para diretórios importantes ou com pessoas que desejam compartilhar o que você criou.

Conheça os benefícios do SEO para pequenas empresas

No processo de criação de sites wordpress aplicando a ele todas as técnicas de SEO recomendadas é possível aumentar a visibilidade de seu site melhorando sua posição no ranking dos motores de busca, conduzindo sua empresa a novos clientes e novas possibilidades de negócios.

Ao contrário das propagandas pagas que somente mostram os produtos aos internautas, o SEO estreita a relação entre sua loja e o cliente em potencial, oferecendo a ele conteúdo de qualidade, além é claro de seu produto. Essa fidelização é muito importante para futuras compras. Isso também colabora para que sua classificação esteja sempre em alta.

Outro benefício é a otimização de seu site, fazendo com que o cliente tenha uma boa experiência de navegação, não só no computador, mas também em qualquer dispositivo móvel. Isso colabora para conversões mais eficientes, uma vez que nem todo mundo hoje utiliza tanto o computador como há dez anos atrás.Portanto qualquer visitante em seu site pode se tornar um cliente, assinante ou continuar um visitante, mas que indique seu produto ou sua empresa para outros contatos. Pois em um mundo totalmente globalizado e conectado como hoje qualquer forma de propaganda é bem vinda. No momento da criação de sites WordPress tudo isso deve ser acertado com os desenvolvedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *