Sites para empreendedores é um bom começo?

Sites para empreendedores é um bom começo? 1

Desenvolver o próprio negócio já é uma realidade para muitas pessoas. O tempo em que ser dependente de terceiros, de esperar ser contratado por uma empresa ou de ficar à mercê do surgimento de oportunidades no mercado de trabalho já passou.

A vontade de empreender desperta cada vez mais nos brasileiros e isso é provado através de números. A pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP, divulgada pelo site da IstoÉ, mostra que existem mais de 49 milhões de empreendedores no Brasil.

Dentre as muitas formas de empreender, o comércio digital chama atenção pela maneira como é possível realizá-lo. Para quem não dispõe de muitos recursos para iniciar, essa alternativa mostra-se bastante promissora.

E o que é preciso? Primeiramente, uma boa ideia, é claro. Depois, pensar na criação de sites para conseguir divulgar com precisão o seu negócio. Se você achava que ser empreendedor não envolvia internet, e principalmente a criação de uma página na web, saiba que essa ideia está bastante equivocada.

Neste post te mostraremos porque site para empreendedores é um bom começo!

Empreendedorismo e internet

Uma dúvida que deve passar na cabeça de todo novo empreendedor é: devo pensar na criação de sites para o meu negócio? Isso porque nem todas as áreas de empreendedorismo, em primeiro plano, dependem de uma conexão mais forte com o digital.

Porém, esse questionamento, considerando o mundo em que vivemos atualmente, não deveria existir. Há sim a necessidade de ter uma página na internet. E existem vários motivos para isso.

Para comprovar isso basta dar uma olhada no mundo ao nosso redor e perceber o que não está conectado. Da comunicação aos negócios, tudo hoje em dia passa pela internet. Através da web conseguimos ultrapassar barreiras geográficas, diminuímos o tempo gasto para nos comunicar e encontramos soluções práticas para a maioria dos nossos problemas.

Em relação ao ramo dos negócios, uma das necessidades para que um empreendedorismo dê certo é o retorno dos clientes. Mas como fazer clientes sem ser visto? Nisso a internet pode ser um forte aliado. Através de um site é possível descrever o seu serviço (ou produto), divulgá-lo e alcançar milhões de pessoas.

Outro fator interessante é notar que nenhuma grande empresa está fora da internet. Até mesmo aquelas que eram consideradas as mais conservadoras, as mais antigas. Todas se adaptaram para não ficarem de fora da “onda” que é a web.

Seja qual for a sua intenção ao empreender, para ter público e chegar ao sucesso, ter um site não é uma opção, mas uma obrigação.

Vantagens de desenvolver um site para o seu negócio

Sabendo que vivemos em uma sociedade totalmente conectada e integrada à internet, empreender e usar a internet como método de ligação entre o seu negócio e o público consumidor é a maneira mais simples de dar o ‘start’. Listamos a seguir alguns benefícios da criação de sites para o seu negócio. Confira!

  • Facilidade para montar um site: hoje em dia qualquer pessoa consegue montar um site. As facilidades são tantas que há plataformas gratuitas totalmente intuitivas, permitindo que você, na tela do seu computador, consiga criar sites profissionais com a técnica de ‘arrastar e soltar’. Além disso, há tutoriais em sites como Youtube que explicam passo a passo os itens essenciais para a criação de uma página na web. Só fica sem site na atualidade quem não quer se dar ao trabalho de montá-lo.
  • Baixo investimento inicial: um dos aspectos mais fundamentais que justificam a criação de uma página na internet para novos empreendedores é que não há necessidade de investir muito dinheiro para montar um site. Os gastos básicos como domínio e hospedagem são facilmente gerenciáveis. Esses dois itens são os mais importantes para que a página na web funcione. O que vier em seguida são custos adicionais que podem ser opcionais. Com isso, você terá um site completo à disposição para trabalhar em cima dele todos os setores do seu negócio: comunicação, informação e até mesmo as vendas.
  • Alcance global: tendo em mente que na internet uma pessoa que está na China pode ter acesso ao seu site, isso já serve para dimensionar o potencial de alcance que ter uma página na web pode proporcionar. Ainda que não se concretize na venda direta de seus produtos ou serviços, para quem inicia um negócio, ser visto e conhecido é muito importante. O alcance global é mais uma razão que mostra que a criação de sites para empreendedores é um excelente começo.
  • Possibilidade de evolução: não é preciso ficar “preso” ao que você escrever no seu site hoje. Tudo é passível de atualização e evolução. Seja do conteúdo gerado ou design da página. As portas estão abertas para que seja possível inovar, renovar e criar.
  • Liberdade criativa: poder criar peças de publicidade, fazer sorteios, impulsionar publicações, testar vários tipos de anúncios. Tudo isso é possível ao ter um site na internet. E sem gastar muito dinheiro para isso. Em casos de outras formas de propagandas, como flyers, panfletos e cartazes, não há possibilidade de eventuais trocas ou novos testes sem precisar desembolsar altas quantias de dinheiro. Esse é mais um motivo pelo qual o seu negócio pode e deve ter um site, principalmente nos primeiros meses de empreendedorismo.

Por que é um bom começo?

Após conferir todos os benefícios que ter uma página na internet pode trazer para o seu negócio, dificilmente restarão dúvidas sobre as razões para comprovar que desenvolver um site é sim uma boa alternativa para iniciar o projeto.

Iniciar um novo projeto, um novo negócio, é saber aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. Se essas oportunidades crescem com a internet, não há porque ficar de fora.

Para o empreendedorismo dar certo na atualidade é preciso conhecer, idealizar, realizar e se atualizar. Estar longe da internet já nos tira uma diversidade de possibilidades e perdemos a chance de explorar nichos e públicos que apenas seriam alcançados pela web.Qual a sua opinião sobre o assunto? Você concorda que a criação de sites é fundamental para iniciar um projeto de empreendedorismo? Deixe a sua resposta no espaço dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *